Banner Galeria Novo Tempo

NOVOTEMPO GALERIA DE ARTE (1990 – 1997)

A Novotempo Galeria de Arte abriu as suas portas ao público em maio de 1990, com uma exposição antológica de gravuras de Amílcar de Castro, que havia feito e doado ao Teatro da Cidade, o painel de entrada da sala de espetáculos. Como todas as obras do teatro estavam paralisadas por falta de recursos após o confisco do plano Collor, resolveu-se então colocar em funcionamento a galeria de arte, com uma programação voltada exclusivamente para a gravura brasileira levando se em consideração dois fatores preponderantes: uma nova safra de jovens clientes, ávidos por adquirir boas obras de arte com preços mais acessíveis e a escassez de moeda circulante que permitisse o acesso a outros tipos de arte como a pintura, escultura e o desenho.

Com este olhar sobre a realidade daquele momento, a Novotempo Galeria de Arte transformou-se num estrondoso sucesso de público e crítica, injetando um novo ânimo no mercado de arte e trazendo para suas paredes os melhores artistas brasileiros. Foi a Novotempo que proporcionou recursos, através das vendas de suas exposições e, em especial do 1º Leilão da Gravura Brasileira, para que o Teatro da Cidade pudesse ser concluído e inaugurado no ano seguinte.

Até 1997 a Novotempo Galeria de Arte funcionou como a única galeria de Minas especializada em gravuras: serigrafias, litografias, xilogravuras e gravuras em metal. No período que se segue até 2003, ela realizou mostras esporádicas de pinturas, desenhos, aquarelas e esculturas de vários artistas, mas ressentiu-se também da imensa crise que se abateu sobre o mercado de arte brasileiro no final dos anos 90 e início do novo milênio. Resolveu então, em 2003, encerrar suas atividades como empresa, esperando um momento melhor da economia brasileira para uma eventual retomada de atividades.

No painel abaixo, na verdade uma linha do tempo, pode-se ter uma visão através das imagens dos programas e catálogos da Novotempo Galeria de Arte, desta brilhante e ousada trajetória. Bom proveito.

 
 
 
 
 
 
 

Os comentários estão encerrados.



Made by Raw Design