TEATRO DA CIDADE
Pesquisa por:
29/05/2012 – Há mais de 20 anos Yara Tupynambá ensaia pintar um painel e doá-lo ao Teatro da Cidade. Finalmente a obra ficou pronta e será inaugurada amanhã, durante a abertura da exposição da artista na Pequena Galeria. O painel, medindo 3,13m x 1,20m, tem como tema os circos mambembes que cortam o solo brasileiro levando alegria e atrações a milhares de cidades.Uma verdadeira obra prima desta artista que se destaca pela criatividade e generosidade. ( foto: Julio Hübner)

28/05/2012 – Na próxima quarta-feira, dia 30, a Pequena Galeria do Teatro da Cidade estará mostrando a exposição individual de Yara Tupynamba, que reúne pinturas e gravuras  cujo tema central é a magia do Circo. Yara é uma das mais completas artistas brasileiras e acaba de receber o maior prêmio nacional das Artes Plásticas, o “Prêmio Clarival do Prado Valadares”, como a artista do ano de 2011.

 

09/05/2012 – Será hoje à noite na Câmara Municipal a entrega do Diploma de Honra ao Mérito a um dos artistas mais completos do Brasil, o arquiteto, cenógrafo, figurinista e diretor Raul Belém Machado. Homenagem mais que justa oferecida a um dos gênios da cena teatral brasileira.

07/05/2012 – Na próxima quinta-feira, dia 10 de maio, o Teatro da Cidade estará comemorando com todo o elenco e equipe de MORTE E VIDA SEVERINA a centésima apresentação, com direito a bolo e brinde ao final do espetáculo. 

05/05/2012 – MORTE E VIDA SEVERINA entrou em seu 8º mês em cartaz com a marca de 18 mil espectadores até agora, desde a sua estréia em setembro de 2011. Começam a surgir os convites para temporadas em outros estados. Por enquanto o espetáculo permanece em cartaz no Teatro da Cidade até o final de julho.


03/05/2012 – O Jornal Estado de Minas publicou na Coluna de Helvécio Carlos, a notícia abaixo:“Pedro Paulo Cava, que recebeu o Prêmio Reconhecimento Cultural. Sem afetação, ele fez discurso capaz de emocionar todas as gerações de artistas e técnicos que lotaram o Teatro Sesiminas. Tão logo foi chamado para receber o troféu, todo mundo se levantou e o aplaudiu. “Devo tudo a todos”, resumiu Cava. Fonte inesgotável de grande parte da história das artes cênicas mineiras, Pedro Paulo já começou a escrever suas memórias.”Estado de Minas – helveciofigueiredo.em@diariosassociados.com.br

 02/05/2012 – A noite do Prêmio Sinparc foi do diretor Pedro Paulo Cava, homenageado especial pelos seus 47 anos de trabalhos em prol do teatro e das artes em geral. Emocionado o diretor recebeu o prêmio da Secretária de Estado da Cultura, Eliane Parreiras e falou um pouco de sua trajetória.

 01/05/2012 – MORTE E VIDA SEVERINA ganhou o Prêmio Sinparc/Usiminas em duas categorias: Espetáculo de Maior Público de 2011 e Melhor. Cenário, concedido a Paulo Viana. A premiação entregue no final de abril em festa memorável no Teatro Sesiminas, reuniu gente de teatro, dança, imprensa e convidados. Foi uma festa de encher as medidas.

19/4/2012 – MORTE E VIDA SEVERINA está indicada em seis categorias para o Prêmio Usiminas/Sinparc de Teatro:Indicações:CENÁRIO: Paulo Viana
FIGURINO: Alexandre Colla
ATRIZ COADJUVANTE: Luciene Lemos, Meibe Rodrigues
ATOR COADJUVANTE: Luiz Gomide
ATOR: Tiago Colombini
DIRETOR: Pedro Paulo CavaPARABÉNS Severinos!!!!  Este é o coroamento do nosso trabalho. Agora é torcer para que possamos ganhar algum prêmio.

18/04/2012 –  O SINPARC este ano concede o PRÊMIO RECONHECIMENTO CULTURALa um artista que ajudou a escrever a história do Teatro em MG. Seja  pela sua atuação artística, seja pelo seu compromisso com a categoria. São 47 anos de atividades dedicadas à cena brasileira.O PRÊMIO este ano vai para o Diretor PEDRO PAULO CAVA!Dia 24 às 20,30 hs. no TEATRO SESIMINAS, vamos aplaudir este profissional que valoriza as artes cênicas de MG.RÔMULO DUQUE– Presidente SINPARC9º PRÊMIO USIMINAS/SINPARC – TEATRO SESIMINAS – 24 DE ABRIL -20,30h.-COMPAREÇA!

17/04/2012 – Foi um sucesso a reestréia de MORTE E VIDA SEVERINA no último dia 13 de abril com a renda doada ao Hospital da Baleia. Com o Teatro da Cidade lotado e aos aplausos e gritos de bravo, o pessoal da Baleia homenageou o elenco e a direção do espetáculo, destacando a importância da participação dos artistas como parceiros nas obras sociais em sua comunidade.A Presidente do Hospital da Baleia, Tereza Paes, falou emocionada sobre a presença dos parceiros, Amigos do Baleia, associação a qual se integra agora o Teatro da Cidade. Noite memorável!

12/04/2012 – Em cartaz na Pequena Galeria do Teatro da Cidade desde ontem,  a exposição de fotografias dos artistas Thierry Carre e Marcelo M. Figueiredo, apresentando 15 trabalhos de altíssimo nível. Vale a pena conferir a beleza das imagens produzidas por ambos. Até dia 29 de abril.

09/03/2012 – A Pequena Galeria do Teatro da Cidade estará mostrando a partir de 14 de março uma exposição de serigrafias de dois dos maiores artistas brasileiros: Cícero Dias e Rubens Gerchman. A mostra fica em cartaz de segunda a sexta de 14 às 19 horas até o dia 1º de abril. Todas as obras estarão à venda e podem ser adquiridas em até 3 vezes. Fazem parte da exposição obras de Cícero dos anos 90 e as  de Gerchman são do início deste século. Imperdível! Visitem a mostra.

08/03/2012 – MORTE E VIDA SEVERINA: 17 mil espectadores desde a estréia setembro/2011 até o fim da 38ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança no último dia 4 de março, com todas as casas lotadas O espetáculo entra agora em recesso e voltará em cartaz a partir de 13 de abril. Os ingressos começam a ser vendidos na bilheteria do Teatro da Cidade a partir de 14 de março, de segunda a sexta, de 14 às 19 horas. Garanta o seu lugar com antecedência.

 27/02/2012 – Entra na sua ultima semana a 38ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, batendo recordes de público. MORTE E VIDA SEVERINA teve todas as suas casas lotadas durante os dois meses da Campanha e encerra esta temporada no domingo, dia 4 de março com público estimado em sete mil espectadores. Quem ainda não assistiu corra aos postos da campanha  para adquirir os ingressos porque serão apenas mais cinco apresentações, de quarta a domingo.

 27/02/2012 – A música brasileira ficou mais pobre esta semana com o falecimento de Pery Ribeiro, uma das grandes vozes da MPB e o primeiro a gravar “Garota de Ipanema”, sucesso mundial de Tom e Vinicius. Pery era filho de Dalva de Oliveira e Herilvelto Martins, dois dos maiores nomes da nossa música e protagonistas de intenso desafio musical quando se separaram. Em 2002 o Teatro da Cidade levou à cena “Estrela Dalva”, texto escrito por João Elisio Fonseca e Renato Borghi que tornou-se um dos grandes sucessos do teatro mineiro. Pery Ribeiro veio assistir ao espetáculo e emocionado, destacou a qualidade da montagem e o belo trabalho de Rose Brant no papel de Dalva.

23/02/2012 – O Teatro da Cidade retomou hoje as suas atividades normais após o recesso de Carnaval. Já está em cena novamente o espetáculo MORTE E VIDA SEVERINA para encerrar a sua temporada na Campanha de Popularização do Teatro. Serão apenas mais nove apresentações nos dias 23/24/25/26/29 de fevereiro e 01/02/03 e 04 de março. O preço dos ingressos nos postos da Campanha é de apenas R$12,00 e se esgotam rapidamente. Portanto, se você ainda não assistiu, compre o seu  com antecedência.

13/02/2012 – O Teatro da Cidade entra hoje em férias coletivas. Reabriremos nossas portas apenas no dia 23 de fevereiro, a partir de 14 horas. Às 20:30 h voltará  a cena  MORTE E VIDA SEVERINA para mais nove apresentações na Campanha, até o dia 4 de março. Para contatos use o Fale Conosco neste site. Bom carnaval a todos!


 13/02/2012 – MORTE E VIDA SEVERINA fechou esta etapa da Campanha de Popularização do Teatro com todas as casas lotadas alcançando um público de 15 mil espectadores desde a sua estréia. De hoje até o dia 23, quando volta em cartaz após o Carnaval, os ingressos para as ultima apresentações – até 4 de março – estarão à venda nos postos da Campanha. Não deixe para a última hora, compre o seu com antecedência. Lembramos que são só 173 lugares no Teatro da Cidade

 13/02/2012 – Luciene Lemos, atriz de MORTE E VIDA SEVERINA, foi coroada no Baile dos Artistas da última sexta-feira, a Rainha dos Artistas/2012. Vai reinar soberana até o carnaval de 2013, comandando uma legião de súditos que a seguem em seus shows e nas redes sociais. Longa vida, Luciene!

 01/02/2012 – O calendário de exposições 2012 da Pequena Galeria do Teatro da Cidade já está quase todo fechado, faltando apenas as confirmações de dois artistas. Este ano serão 11 exposições com destaque para Yara Tupynamba, que está pintando em sua nova fase vários temas ligados ao Teatro e ao Circo. 

 31/01/2012 – O aniversariante de hoje é o ator Diorcelio Antonio Silveira, do elenco de MORTE E VIDA SEVERINA, que abre à noite sua mansão na Pampulha para receber os amigos. Cinquentão enxuto. Parabéns!

 31/01/2012 – A Campanha de Popularização do Teatro anuncia as vendas de ingressos até esta data, fim do primeiro mês, que já passam dos 180 mil. O pessoal do Sinparc está certo de um novo recorde este ano, com a projeção de mais de 380 mil ingressos vendidos. A Campanha continua sendo o maior evento teatral do Brasil.

31/01/2012 – MORTE E VIDA SEVERINA teve todas as suas casas esgotadas desde a sua estréia na Campanha totalizando mais de 3.800 ingressos vendidos até agora. Continuamos em cartaz com os aplausos generosos ao fim de cada apresentação, até o dia 4 de março, de quarta a domingo, exceto durante o Carnaval, pois afinal ninguém é de ferro!Comprem seus ingressos com antecedência! Apenas R$12,00 nos Postos da Campanha!


18/01/2012 – Saiu o primeiro relatório de vendas de ingressos da 38ª Campanha de Popularização do Teatro. Nos primeiros dez dias, de 5 a 15 de janeiro, foi vendido um total de 84 mil ingressos para todos os espetáculos em cartaz e até para os que ainda não estrearam. Só isso já configura um novo recorde.

MORTE E VIDA SEVERINA está bem colocado no ranking dos mais vendidos embora o Teatro da Cidade só possua 173 lugares. Estamos entre os 10 mais vendidos. E o sucesso continua!


17/01/2012 – Belo Horizonte e o Brasil ficaram mais tristes ontem com o falecimento de Bartolomeu Campos de Queirós, um dos maiores escritores brasileiros. Autor de vários livros, em sua maioria dedicados ao público infanto-juvenil, livros didáticos e poemas, Bartolomeu era um ganhador de prêmios nacionais e internacionais. Inserido no movimento cultural de Belo Horizonte desde os anos 60, foi um dos maiores incentivadores do Teatro de Pesquisa, a nossa Cia. Do Teatro da Cidade, quando começou sua trajetória em 1970 montando peças infantis. Mais tarde, já no final dos anos 70, ele e Pedro Paulo Cava abriram pela primeira vez as portas do Teatro da Biblioteca Pública para montagens mineiras. Na época Bartolomeu era o diretor da Biblioteca. Fora isso, era um grande incentivador da escrita, um educador vocacionado e teve textos seus adaptados para o teatro e o cinema. Vai fazer imensa falta no cenário mineiro e brasileiro.

16/01/2012 – MORTE E VIDA SEVERINA encerrou a segunda semana de temporada na 38ª Campanha de Popularização do Teatro com todas as casas lotas com muita antecedência e aplausos sempre demorados e generosos aos gritos de bravo ao final de cada apresentação. Para esta terceira semana já estão sendo vendidos os ingressos que devem se esgotar até na quarta-feira. Portanto, se você ainda não viu, corra aos postos da Campanha ou compre pela internet através do site: www.sinparc.com.br


15/01/2012 – Esteve hoje no Teatro da Cidade para assistir MORTE E VIDA SEVERINA, o ex-deputado Sérgio Miranda, que emocionou-se muito com o espetáculo. Perguntado se iria se candidatar nas próximas eleições deixou claro o seu desencanto com a política no Brasil.


14/01/2012 – Na Spetáculo Casa de Artes, um pipoqueiro bêbado, aproveitando o grande afluxo de público ao local, estacionou seu carrinho na porta do teatro, atrapalhando a entrada dos espectadores e deixando imundo o passeio que já é bem pequeno. Interpelado disse que não sairia dali e que a rua é pública. De fato é, mas resta saber se ele tem licença da vigilância sanitária e nesta hora nada como acionar as autoridades, principalmente se o cidadão não tem limites.


13/01/2012 – Comemora aniversário hoje a atriz Meibe Rodrigues, do elenco da casa. Não quis revelar a idade. Parabéns, Meibe!

13/01/2012 – Ana Gusmão, atriz e assistente de direção de MORTE E VIDA SEVERINA, está em cartaz no Teatro da Biblioteca Pública durante a Campanha, com o espetáculo “Cada um tem a sogra que merece”, dirigido pelo sempre genial Kalluh Araújo sobre texto de Wesley Marchiori. É uma das boas opções da atual temporada, com apresentações de quarta a domingo. Em cena ainda Diva Carvalhar e produção de Heloisa Duarte. Confiram!

12/01/2012 – Abre hoje à noite na FNAC, no BH Shopping, a exposição que conta a história de 38 anos da Campanha de Popularização do Teatro, através das capas dos programas das várias edições. Uma viagem no tempo imperdível!


11/01/2012 – MORTE E VIDA SEVERINA abriu a semana com as casas lotadas com antecedência. Até o dia 15, domingo, as lotações já estão praticamente esgotadas.